terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

O QUE SERIA DO CARNAVAL SEM AS MÁSCARAS?

As máscaras, ao contrário do que muitos pensam não é específica do Carnaval. 
Tem origem religiosa, e ainda hoje, na África, por exemplo, conserva o sentido primordial: homem que envergue a máscara do crocodilo é o espírito do crocodilo - a máscara manifesta a divindade e transmite ao portador todo o seu poder. Esses aspectos foram sendo esquecidos com o passar do tempo.
Quando passa para o teatro, grego e romano, já o sagrado desapareceu e a identificação faz-se entre ator e personagem, ou entre máscara e personagem, que aliás são o mesmo vocábulo em latim: persona = pessoa. Tal é a origem da palavra pessoa, como usamos atualmente. Com as máscaras, nos transformamos em outra pessoa, adquirimos uma nova personalidade, apta a enfrentar qualquer realidade.
 A máscara começou a ser usada no Carnaval, em Veneza, na Itália.
O uso começou no teatro italiano, na commedia dell’arte, ou comédia das máscaras, que criou os famosos personagens Arlequim, Pierrô e Colombina, entre outros. nos carnavais Venezianos aconteciam os bailes de máscaras e os luxuosos desfiles de fantasias, que existem até hoje. Assim, as máscaras representam o espírito do Carnaval, onde qualquer um pode usá-la e cair na folia, podendo ser feita de vários materiais como  cortiça, pasta de papel, folha de flandres, folha de alumínio, tecido, latas, caixas de cartão, fitas, materiais recuperados e etc. o material utilizado fará o diferencial entre o estilo popular e luxo.
Mas como o que mais importa é a alegria que envolve essa festa considerada a mais popular, vamos nos inspirar nessas abaixo e.. bom CARNAVAL!!!!!

Um comentário:

  1. Oi, Lúcia!
    Obrigada pela visita ao Baú e pelo recadinho!
    Gostei de conhecer seu blog, estarei sempre por aqui!
    Beijinhos,
    Ivanise :)

    ResponderExcluir

Agradeço o comentário!
Muito bom que vc esteve aqui!
Beijos!