terça-feira, 8 de março de 2011

8 DE MARÇO - DIA INTERNACIONAL DA MULHER




Milhares de velas podem ser acesas a partir de uma única vela e a sua vida [da vela] não será diminuída por isso. De forma análoga, a felicidade também nunca diminui ao ser dividida e espalhada." (atribuída a Buda)

A todas nós mulheres, que seguindo a "lei da sobrevivência das espécies", resistimos  a qualquer tipo de preconceito e nós reafirmamos todos os anos nessa data intitulada "dia internacional da mulher", meus parabéns!!!!
Só os mais fortes sobrevivem!!!

segunda-feira, 7 de março de 2011

CARNAVAL - FESTA DE TODOS?

Essa semana numa das escolas em que trabalho, todas as atividades foram voltadas para o carnaval.Tanto as atividades artísticas e escritas, como tb o trabalho de conscientização do que realmente seja e até quando vem merecendo ser o carnaval intitulado "a maior festa popular do Brasil". Tentamos através de conversas informais mostrar os antigos carnavais, desde as famosas marchinhas, as máscaras, as fantasias, os Bailes de salões, os blocos de ruas, os bois pintadinhos, enfim, aquele carnaval puro, sem violência, onde a única disputa era a de se divertir mais que o outro.
Boas lembranças me vieram e resgatar isso dentro do ambiente escolar foi muito gratificante.
Tivemos até um barracão improvisado na sala da animação cultural!
Brincar com nossas  fantasias e mexer com a dos alunos foi muito gostoso!
Abaixo postarei algumas fotos desse evento e logo depois o trecho de uma matéria de Arnaldo Jabor  intitulado "O CARNAVAL É NOSSA LOUCURA SADIA!"


Arnaldo Jabor -O carnaval é nossa loucura sadia



“Mesmo descaracterizada, a folia ainda nos salva

Não é a primeira vez que digo que o carnaval virou um tema para o mercado, para as empresas, para os pacotes turísticos; o carnaval virou um produto. Eu tenho saudades da inocência perdida do passado. Lembro das marchinhas toscas que começavam a tocar nos rádios por volta de dezembro, lembro das fantasias bobas — legionários, piratas, caubóis — influenciadas pelos filmes americanos, lembro das escolas de samba a pé na Avenida Presidente Vargas, um bando de índios de bigode e penas de espanador, pintados de preto, seguidos pelas gordas baianas cobertas de balangandãs, a multidão olhando, apanhando dos cassetetes da PE, a temida Polícia Especial de boinas vermelhas e Harley-Davidsons. Os PEs baixavam o cacete nos populares, mas mesmo assim eram amados pelos espancados, que neles viam leais e heróicos homens da lei. Dóime ver a virtualização do carnaval de hoje, no Rio. O carnaval oficial virou uma festa para voyeurs, turistas inclusive brasileiros na TV e arquibancadas, turistas de si mesmos. Hoje o carnaval chega pronto. Antes, era uma revelação; hoje ele esconde qualquer coisa. Falta um minimalismo poético nos desfiles de luxo.

O carnaval foi deixando de ser dos foliões para ser um espetáculo para os outros; deixou de ser vivido para ser olhado. O carnaval virou uma ostensiva competição de euforia, uma horda de exibicionismos sexuais, uma suruba iminente sem o sensual perfume do passado.

Carnaval sempre foi sexo — tudo bem — mas, antes, havia uma doce inibição no ar, havia a suave caretice, uma moralidade mínima, havia cortesia, havia clima de amor nos bailes e não a desbragada orgia sem limites. Hoje, há algo de decadência, de compulsivo, uma alegria obrigatória. Hoje há os corpos malhados, excessivamente nus, montanhas de bundas competindo em falsa liberdade, pois ninguém tem tanta tesão assim, ninguém é tão livre assim. Falta a celulite, falta o mau jeito, falta o medo, a ingenuidade, o romantismo, falta Braguinha, falta Lamartine Babo, falta Mario Lago.”

Não deixemos que a inocência se perca no passado...
Como educadores que somos temos a "obrigação " de acreditar SEMPRE, que mesmo que se faça necessário um retorno ao passado parar resgatar as boas coisas que o tempo tenta apagar, nós assim o faremos"
Beijos, beijos, beijos

terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

O QUE SERIA DO CARNAVAL SEM AS MÁSCARAS?

As máscaras, ao contrário do que muitos pensam não é específica do Carnaval. 
Tem origem religiosa, e ainda hoje, na África, por exemplo, conserva o sentido primordial: homem que envergue a máscara do crocodilo é o espírito do crocodilo - a máscara manifesta a divindade e transmite ao portador todo o seu poder. Esses aspectos foram sendo esquecidos com o passar do tempo.
Quando passa para o teatro, grego e romano, já o sagrado desapareceu e a identificação faz-se entre ator e personagem, ou entre máscara e personagem, que aliás são o mesmo vocábulo em latim: persona = pessoa. Tal é a origem da palavra pessoa, como usamos atualmente. Com as máscaras, nos transformamos em outra pessoa, adquirimos uma nova personalidade, apta a enfrentar qualquer realidade.
 A máscara começou a ser usada no Carnaval, em Veneza, na Itália.
O uso começou no teatro italiano, na commedia dell’arte, ou comédia das máscaras, que criou os famosos personagens Arlequim, Pierrô e Colombina, entre outros. nos carnavais Venezianos aconteciam os bailes de máscaras e os luxuosos desfiles de fantasias, que existem até hoje. Assim, as máscaras representam o espírito do Carnaval, onde qualquer um pode usá-la e cair na folia, podendo ser feita de vários materiais como  cortiça, pasta de papel, folha de flandres, folha de alumínio, tecido, latas, caixas de cartão, fitas, materiais recuperados e etc. o material utilizado fará o diferencial entre o estilo popular e luxo.
Mas como o que mais importa é a alegria que envolve essa festa considerada a mais popular, vamos nos inspirar nessas abaixo e.. bom CARNAVAL!!!!!

quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

FOBIA de palhaços no BBB 11 - SERÁ QUE VC POSSUI ALGUMA?



No último domingo, assistindo ao Fantástico, vi uma reportagem interessante sobre Fobias. Isso tudo porque uma das participantes do BBB Janaína surtou ao se deparar com Daniel vestido de palhaço fobia esta denominada  coulrofobia.
A palavra fobia é derivada da palavra phobos, de origem grega é era usada para designar a deusa grega do medo PHOBOS.
A FOBIA é um medo persistente e irracional que resulta no evitamento de forma consciente de objetos, atividades e situações, aumentando a ansiedade e atingindo limites que impedem a pessoa de executar suas atividades normalmente causando-lhe  um mal-estar enorme. Existem diversos tipos de fobia.
Abaixo listei alguns tipos de Fobia mais comuns.

Abissofobia – medo de abismos, precipícios;

Ablepsifobia – medo de ficar cego;

Ablutofobia – medo de tomar banho;

Amatofobia – medo de poeiras;

Batofobia – medo de profundidade;

Botanofobia – medo de plantas;

Brontofobia – medo de trovões e relâmpagos;

Biofobia – medo da vida;

Cinofobia – medo de cães;

Copofobia – medo da fadiga;

Corofobia – medo de dançar;

Clinofobia – medo de ir para cama;

Diabetofobia – medo de diabetes;

Dipsofobia – medo de beber;

Disabiliofobia – medo de se vestir na frente de alguém;

Dromofobia – medo de cruzar ruas;

Eisoptrofobia – medo de espelhos ou de se ver no espelho;

Electrofobia – medo de eletricidade;

Eleuterofobia – medo da liberdade;

Equinofobia – medo de cavalos;

Fagofobia – medo de engolir ou de comer;

Falacrofobia – medo de tornar-se careca;

Farmacofobia – medo de tomar remédios;

Fobofobia – medo de fobias;

Gamofobia – medo de casar;

Gimnofobia – medo de nudez;

Glossofobia – medo de falar ou tentar falar em publico;

Gnosiofobia – medo do conhecimento;

Globofobia – medo de bexigas;

Hadefobia – medo do inverno;

Hagiofobia – medo de santos ou coisas santas;

Hidrofobia – medo de água;

Hipsifobia – medo de altura;

Iatrofobia – medo de ir ao médico;

Ictiofobia – medo de peixe;

Iofobia – medo de veneno;

Insectofobia – medo de insectos;

Katsaridafobia – medo de baratas;

Lactofobia – medo de leite;

Lilapsofobia – medo de furacões;

Limnofobia – medo de lagos;

Linonofobia – medo de cordas;

Melanofobia – medo de cor preta;

Melissofobia – medo de abelhas;

Melofobia – medo ou ódio de música;

Mictofobia – medo de escuridão;

Nelofobia – medo de vidro;

Neofarmafobia – medo de medicamentos novos;

Neofobia – medo de qualquer coisa nova;

Noctifobia – medo da noite;

Oenofobia – medo de vinhos;

Ofidiofobia – medo de cobras;

Oclofobia – medo de multidão;

Ocofobia – medo de veículos;

Pirofobia – medo do fogo;

Quimofobia – medo de ondas;

Radiofobia – medo de radiação, raio-x;

Somnifobia – medo de dormir;

Termofobia – medo de calor;

Uranofobia – medo do céu;

Verbofobia – medo de palavras;

Xenofobia – medo de estrangeiros ou estranhos;

Zoofobia – medo de animais.

Eu já encontrei a minha e você, encontrou alguma?
E cuidado, aquilo que muitas vêzes julgamos ser "frescura" pode ser FOBIA!!!
Bjus





























































































































 

domingo, 6 de fevereiro de 2011

Dinâmicas de grupo



1 - O PRESENTE

Esta dinâmica funciona muito bem no lugar de um amigo oculto em festas de fim de ano, para um grupo onde os membros já se conheçam bem. É um trabalho muito interessante para ressaltar as qualidades de cada um desse grupo, dando oportunidade de reconhecimento de certos sentimentos e causa um impacto muito interessante entre os participantes. Vc tb poderá usá-la em reuniões pedagógicas!
Experimente !
Como desenvolver a dinâmica:
Estabelece-se o número de participantes e seleciona-se o mesmo número de qualidades para serem abordadas durante a dinâmica. Poderão ser in- troduzidas algumas que achar relevante dentro da situação em que vive. A pretensão é que todos escolham uns aos outros durante a mesma, podendo acontecer de algum participante não ser escolhido.

O Presente: O organizador pode escolher como presente alguma guloseima como uma caixa de bombom com o mesmo número de participantes, ou outro que possa ser distribuído uni- formemente no final da dinâmica. Este presente deve ser leve e de fácil manejo pois irá passar de mão em mão. Tente embrulhá-lo bem atrativo com um papel bonito e brilhante para aumentar o interesse dos participantes em ganhá-lo.

Disposição e local: os participantes devem estar em roda ou descontraidamente próximos.

Início: O organizador com o presente nas mãos diz (exemplo): Caros amigos, eu gostaria de aproveitar este momento para satisfazer um desejo que há muito venho querendo fazer. Eu queria presentear uma pessoa muito especial que durante o ano foi uma grande amiga e companheira e quem eu amo muito. Abraça a pessoa e entrega o presente. Em seguida pede um pouquinho de silência e lê o parágrafo 1:

1. PARABÉNS!

*Você tem muita sorte. Foi premiado com este presente. Somente o amor e não o ódio é capaz de curar o mundo. Observe os amigos em torno e passe o presente que recebeu para quem você acha mais ALEGRE.

Ao repassar o presente, a pessoa que recebe deve ouvir o parágrafo 2 e assim por diante:

2. ALEGRIA! ALEGRIA!

Hoje é festa, pessoas como você transmitem otimismo e alto astral. Parabéns, com sua ale-

gria passe o presente a quem acha mais INTELIGENTE.

3. A inteligência nos foi dada por Deus. Parabéns por ter encontrado espaço para de-

monstrar este talento, pois muitas pessoas são inteligentes e a sociedade, com seus blo- queios de desigualdade, impede que eles desenvolvam sua própria inteligência. Mas o pre- sente ainda não é seu. Passe-o a quem lhe transmite PAZ.

4. O mundo inteiro clama por paz e você gratuitamente transmite esta tão grande rique-

za. Parabéns! Você está fazendo falta às grandes potências do mundo, responsáveis por tantos conflitos entre a humanidade. Com muita Paz, passe o presente a quem você consi- dera AMIGO.

5. Diz uma música de Milton Nascimento, que "amigo é coisa para se guardar do lado

esquerdo do peito, dentro do coração". Parabéns por ser amigo, mas o presente. . . ainda

não é seu. Passe-o a quem você considera DINÂMICO.

6. Dinamismo é fortaleza, coragem, compromisso e irradia energia. Seja sempre agente

multiplicador de boas idéias e boas ações em seu meio. Parabéns! Mas passe o presente a

quem acha mais SOLIDÁRIO.

7. Parabéns! Você prova ser continuador e seguidor dos ensinamentos de CRISTO. Solida-

riedade é de grande valor. Olhe para os amigos e passe o presente a quem você considera

ELEGANTE (bonito, etc...).

8. Parabéns! Elegância (beleza, etc...) completa a criação humana e sua presença torna-se

marcante, mas o presente ainda não será seu, passe-o a quem você acha mais SEXY.

9. Parabéns! A sensualidade torna a presença ainda mais marcante e atraente. Mas o pre-

sente não será seu. Passe-o a quem você acha mais OTIMISTA.

10. Otimista é aquele que sabe superar todos os obstáculos com alegria, esperando o me-

lhor da vida e transmite aos outros a certeza de dias melhores. Parabéns por você ser uma pessoa otimista! É bom conviver com você, mas o presente ainda não será seu. Passe-o a quem você acha COMPETENTE.

11. Competentes são pessoas capazes de fazer bem todas as atividades a elas confiadas e

em todos os empreendimentos são bem sucedidas, porque foram bem preparadas para a vida. Essas são pessoas competentes como você. Mas o presente ainda não é seu. Passe-o a quem você considera CARIDOSO.

12. A caridade é como diz São Paulo aos Coríntios: "ainda que eu falasse a língua dos an-

jos, se não tiver caridade sou como o bronze, que soa mesmo que conhecesse todos os mis- térios, toda a ciência, mesmo que tomasse a fé para transportar montanhas, se não tiver caridade de nada valeria. A caridade é paciente, não busca seus próprios interesses e está sempre pronta a ajudar, a socorrer. Tudo desculpa, tudo crê, tudo suporta, tudo perdoa". Você que é assim tão perfeito na caridade, merece o presente. Mas mesmo assim, passe o presente a quem você acha PRESTATIVO.

13. Prestativo é aquele que serve a todos com boa vontade e está sempre pronto a qual-

quer sacrifício para servir. São pessoas agradáveis e todos se sentem bem em conviver. Você bem merece o presente. Mas ele ainda não é seu. Passe-o a quem você acha que é um ARTISTA.

14. Você que tem o dom da Arte e sabe transformar tudo, dando beleza, luz, vida, harmo-

nia a tudo que toca. Sabe suavizar e dar alegria a tudo que faz. Admiramos você que é re- almente um artista, mas o presente ainda não é seu. Passe-o a quem você acha que tem FÉ.

15. Fé é o dom que vem de Deus. Feliz de você que tem fé, pois com ela você suporta

tudo, espera e confia porque sabe que Deus virá em socorro nas horas difíceis e poderá ser feliz. Diz o salmo 26 " O Senhor é a minha luz e minha salvação, de quem terei medo?" Se você acredita e espera tanto de Deus, sabe também esperar e ter fé nos homens e na vida e assim será feliz. Mas o presente não é seu, pois você não precisa dele. Passe-o a quem você acha que tem o espírito de LIDERANÇA.

16. Líderes são pessoas que sabem guiar, orientar e dirigir pessoas ou grupos, com capa-

cidade, dinamismo e segurança. Junto de você que é líder sentimos seguros e confiamos em tudo o que você diz e resolve fazer. Confiamos muito em você, que é líder, mas o presente ainda não é seu. Passe-o a quem você acha mais JUSTO.

17. Justiça! Foi o que Cristo mais pediu para o seu povo e por isso foi crucificado. Mas não

desanime. Ser justo é colaborar com a transformação de nossa sociedade. Mas já que você é muito justo, não vai querer o presente só para você. Abra e distribua com todos, desejando-lhes FELICIDADES !

E assim o presente é distribuído entre todos !

O relógio do coração!

Amanhã recomeçarei o ano letivo com alunos acho que a maioria dos docentes como eu  e, na sexta-feira eu utilizei um belo poema do Mário Quintana intitulado "O relógio do coração" para abrir a nossa 1ª Reunião Pedagógica!
Nosso querido poeta faz lindamente alusão a palavra Tempo!
 Com esse poema Mário Quintana nos leva a refletir e concordar mais uma vez com ele!
Se vc ainda não o conhece, assista ao vídeo abaixo! 
Bjus, fiquem com Deus e um excelente recomeço!

Fotos do interior das ondas!!!! Lindo!!!!

Um ex-surfista americano agora se dedica a uma atividade inusitada: fotografar ondas de dentro delas.
Clark Little, de 39 anos, começou a fazer as imagens depois que sua mulher manifestou o desejo de ter uma foto para decorar a casa do casal, no Havaí.
Há dois anos, ele vive do dinheiro que ganha com a venda das fotos.
"O mar é minha segunda casa e eu amo o que faço", disse Little. "Não existe para mim aquela sensação de encarar o trabalho como uma obrigação."
O fotógrafo conta que para obter as melhores imagens, ele utiliza uma câmera capaz de obter até dez fotos por segundo.
As ondas que ele encara variam entre 90 cm e 4,5 m.
Muitas vezes, ele chegou a ser arremessado a até 10 m de distância de sua localização original.
"Sempre existe um risco para mim, por conta da força e tamanho das ondas. Mas minha experiência como surfista me deixa à vontade para encarar as ondas sem medo", afirmou.
Se vc ama o mar como eu, vai ficar maravilhado(a)!!!
Veja que lindas!!!